Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Prova verá briga de estrelas internacionais
 
Maior aventura off road brasileira valerá como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriciclos

Conhecido por ser a maior aventura off road brasileira e um dos principais rallies do mundo, o Rally Internacional dos Sertões completa 17 edições em 2009 e continua a contar com uma grande participação de pilotos estrangeiros. Até agora 11 nações, além do Brasil, já confirmaram presença na prova que acontece de 23 de junho a 3 de julho. O maior número de participantes de outros países se concentra nas categorias motos e quadriciclos. Além das desafiadoras paisagens do interior do país, outro atrativo para esses competidores é o fato de mais uma vez o Rally dos Sertões estar incluído no calendário do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da Federação Internacional de Motociclismo.

Elevado nível técnico - Primeiro campeão do Sertões, em 1993, o brasileiro Juca Bala acredita que o fato de a prova fazer parte do calendário internacional é um estímulo extra para quem briga pelo primeiro lugar. "O fato de o Sertões valer para o Campeonato Mundial eleva também o nível técnico e engrandece a prova em nível internacional. Uma vitória nessas condições vale até mais que as outras”, diz o piloto. Ele opina sobre quem são os principais candidatos à vitória: "Acredito que se a prova fosse disputada em lugares com predominância de deserto os estrangeiros levariam grande vantagem. Como temos um circuito mais travado, acho que os brasileiros e portugueses também podem se dar bem”, declara o bi campeão da prova brasileira, vencedor também em 1996.

Sexto colocado no Sertões de 2008, o português Pedro Bianchi Prata também destaca o valor de se vencer a competição brasileira. "Todos os pilotos têm como objetivo chegar ao fim desta prova e conseguir a melhor classificação possível”, diz ele, referindo-se ao alto nível de dificuldade apresentada pela corrida. "Mas o fato de contar para o Mundial acrescenta mais competitividade e oferece a possibilidade de conhecer novas equipes e pilotos. Outro atrativo, claro, é a notoriedade conquistada através de uma vitória neste rally”. O português, que em 2009 será o primeiro piloto a competir no Sertões com uma moto BMW, acredita que a preparação física pode ser decisiva. "O Rally dos Sertões é um desafio pessoal e profissional, é uma prova exigente com um percurso superior a 5 mil quilômetros. Este rally exige uma boa preparação física, concentração e sentido de orientação. Será uma oportunidade única de rodar a nova BMW G 450 X e representar a equipe portuguesa Bianchi Prata – CIN em uma aventura nas regiões do interior brasileiro, que possui paisagens incríveis”, afirmou.

De 2005, quando o Sertões estreou no Campeonato Mundial, os vencedores foram Jean Azevedo (2005), Cyril Despres (2006) e José Hélio (2007, 08) nas motos. Robert Nahas (2005, 08), Carlos Collet (2006) e Maurício Ramos "Índio” (2007) venceram as últimas disputas nos quadriciclos.

A temporada 2009 do Mundial tem dois pilotos em destaque nas motos, ambos equipados com motos KTM 690 Rally: o francês Cyril Despres, vice campeão do Rally dos Sertões 2008, e o espanhol Marc Coma, atual campeão do Dakar e quarto colocado no Sertões do ano passado. Cada um venceu uma etapa do Campeonato Mundial em andamento, tendo o rival como segundo colocado. Na primeira, disputada nos Emirados Árabes, Coma levou a melhor. No Rally da Tunísia, segunda etapa do calendário, foi Despres quem se deu bem. Com isso os dois pilotos dividem a liderança do Mundial com 47 pontos.

Nos quadriciclos o líder da temporada é o francês Lionel Lane (KTM 525 XCATV) com um terceiro lugar na abertura e uma vitória na segunda disputa, totalizando 45 pontos. O melhor brasileiro no torneio é Glauco Guimarães, na nona posição com 15 pontos, conquistados na primeira etapa. Antes de chegar ao Brasil, o campeonato passa pela Itália, palco do Sardegna Rally Race, de 26 de maio a 1º de junho.
Rodolpho Siqueira

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados