Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Sertões: o paradoxo do "Rally do Bem”
 
(Foto: Divulgação)
Para ser realmente bom na ótica de seus adeptos, um rally precisa oferecer situações próximas de uma espécie de sadismo esportivo. A receita deve incluir um trajeto com boa dose de risco e desafios talhados para testar e em alguns casos triturar a melhor tecnologia automobilística. Além, é claro, de exaurir completa e diariamente as energias de pilotos, navegadores e equipes. Diz a fama mundial do Rally dos Sertões, a mais completa aventura off road brasileira, que a prova que cruza as regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil atende com folga a estes pré-requisitos. Mas pouca gente sabe que esta corrida possui outra faceta mais oculta e contraditória, a ponto de o Sertões merecer a alcunha de "Rally do Bem”.

Coordenadas pelo Instituto Brasil Solidário, as ações sociais promovidas pela prova irão implementar em 2009 uma enorme gama de iniciativas sustentáveis em várias cidades do sertão brasileiro. Em outras palavras, se a veloz e destemida caravana do rally vai percorrer em apenas dez dias cerca de cinco mil quilômetros de terreno incerto, suas boas ações pretendem ter um caráter permanente e bem mais amigável.
O leque é grande. Para começar, no total, seis escolas públicas receberão no mês de junho atividades ligadas às áreas de Educação, Inclusão Digital, Meio Ambiente, Esportes, Saúde e Cultura. "Planejamos ações que sejam efetivas para o desenvolvimento escolar e que promovam a sustentabilidade – em outras palavras, que continuem sendo executadas pelos alunos e gestores que treinamos mesmo depois do final do Rally”, afirma Luis Salvatore, diretor do projeto.

Para cada escola serão doadas bibliotecas completas, com as prateleiras, livros e revistas novos, até computadores para ajudar na catalogação desse material. Desde 2001, a ação social do rally distribui kits escolares, sendo apostilas, livros, revistas, calendário e material educativo Colgate e Condor (com escova e pasta de dente). Também são doadas máquinas fotográficas, impressoras e aparelhos de DVD que auxiliam no aprendizado das oficinas de foto e vídeo ministrada pela ação. "Nossa idéia é fomentar a produção de jornais internos, feitos pelos próprios alunos a partir de dicas de formatação, diagramação e redação”, complementa Salvatore.

O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola prosseguirá com palestras sobre Meio Ambiente, implementação de coleta seletiva e reaproveitamento do lixo, além de um projeto para arborização de cada escola a partir de sementes e mudas levadas pelo programa em conjunto com a Secretaria do Verde local. Somando-se às atividades, os alunos também aprenderão brincando. A ação social do Rally dos Sertões realizará uma oficina de papel reciclado, promovendo trabalhos artísticos.
Na área de Cultura, os alunos terão a famosa apresentação do Teatro de Marionetes para abordar temas de incentivo à leitura e arte. Por conta do interesse das crianças, serão realizadas aulas de técnicas de marionetes especialmente aos professores que queiram utilizar essa demonstração como ferramenta de aprendizagem em sala de aula.

O incentivo ao Esporte também não poderia faltar no Rally dos Sertões. Na ocasião da visita, a escola receberá a doação de diversos materiais esportivos (futebol, vôlei, ciclismo, uniformes, entre outros).

Saúde para todos – Outra área muito bem recebida pelas comunidades por onde passa o rally é a de Saúde. São montados pela ação social mini-consultórios móveis com equipamentos de última geração para proporcionar atendimentos de qualidade. Equipes de odontologia, pediatria, clínica geral, ginecologia e oftalmologia atendem gratuitamente a população de cada local.

"Fazemos a triagem de pacientes para posterior entrega de óculos e exames de papanicolau. Mas creio que a montagem de uma pequena farmácia que faremos em cada cidade será de extrema importância. Através de receituário médico utilizado pelos profissionais do Programa serão entregues imediata e gratuitamente os medicamentos prescritos na receita”, conclui Salvatore.

Histórico - O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Fundado pelos irmãos Luis e Ana Elisa Salvatore, tem como objetivo promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados. Anualmente, cerca de 350 mil pessoas são atendidas pelo IBS.

Texto: Eduardo Antonialli
Verah Moraes

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados