Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Superleague: Pizzonia e Corinthians só tiveram problemas na Itália
 
Pizzonia pontuou na primeira corrida em Vallelunga (Foto: Divulgação)
Brasileiro foi sexto na primeira corrida e levou batida na segunda

Os times do Beijing Gouan (China) e Porto (Portugal) foram os vencedores da quinta e penúltima rodada dupla da Superleague Formula, o campeonato de futebol sobre quatro rodas, disputada neste domingo (02/11) em Vallelunga, na Itália. Os brasileiros não tiveram muita sorte. Enquanto na nona etapa o Flamengo (Tuka Rocha) recebeu a bandeirada em quarto e o Corinthians (Antonio Pizzonia) em sexto, na finalização da programação ambos foram protagonistas de acidente e não pontuaram. “Foi um final de semana para ser esquecido. Estávamos rápido nos treinos, mas todas as estratégias foram equivocadas. E ainda ser envolvido em um acidente, foi pior ainda”, desabafou Antonio Pizzonia.

Com os resultados, o time chinês Beijing Gouan, guiado pelo italiano Davide Rigon, disparou na liderança da categoria que une velocidade e tecnologia do automobilismo com a paixão pelo esporte mais popular do mundo, somando 353 pontos, seguido do PSV Eindhoven (Holanda), com 294, e o Liverpool (Inglaterra) em terceiro, com 291 pontos. O Corinthians ocupa a 11ª posição, com 205 pontos, enquanto o Flamengo é o 15º com 171 na tabela de pontuação.

Primeiro tempo

Os trabalhos nos pit stops obrigatórios definiram a nona etapa da Formula Superleague, a primeira da rodada dupla. A equipe chinesa do Beijing Gouan conquistou sua terceira vitória na temporada e ampliou a liderança que mantinha no certame.

Enquanto o Liverpool aproveitou bem a pole positon para manter a dianteira, seguido pelo Milan (Itália) e Beijin Gouan, o Corinthians ganhou uma posição na largada, mas enfrentou problemas de equilíbrio e com o tráfego inicial para evoluir do sétimo lugar. “O carro não estava com rendimento bom. O time não mudou nada no acerto para a corrida, e a pista estava muito emborrachada e a temperatura mais alta em relação a sábado”, contou Antonio Pizzonia.

Quando foi aberta a janela para o pit stop, o representante do ‘Timão’ permaneceu na pista para tentar voltas rápidas sem ninguém na sua frente. Desta forma, liderou quatro giros, da 12ª até a 14ª passagens. Só que a estratégia adotada pelo Corinthians não deu certo e Pizzonia retornou de sua troca de pneus apenas no nono posto. “Novamente a estratégia foi equivocada”, comentou o amazonense, que já havia sofrido o mesmo dissabor no treino classificatório. Contando com problemas de concorrentes, o time paulista acabou recebendo a bandeirada em sexto.

O grande beneficiado com as paradas no box foi o Beijing Gouan, que estava em terceiro e voltou na liderança, à frente do Milan, enquanto o Liverpool caia para quarto. O terceiro foi o Galatasaray (Turquia), seguido de Flamengo (Brasil) e Glasgow Rangers (Escócia).

Segundo tempo

Encerrando a programação com o grid totalmente invertido em relação ao resultado do primeiro tempo, o Porto saiu da 11ª posição para fazer ultrapassagem sobre o Roma (Itália) na penúltima curva e conquistar sua primeira vitória na temporada.

Largando do 18º e último posto, o Beijin Gouan contou com a sorte e se beneficiou dos vários acidentes para receber a bandeirada em quinto e abrir grande vantagem no campeonato. Em terceiro terminou o PSV Eindhoven, seguido do Liverpool.

Os times brasileiros sequer completaram a primeira volta, protagonizando o primeiro dos vários acidentes da décima etapa. Ainda na saída da segunda curva o carro do Flamengo atropelou o Milan, saindo do chão e aterrissando sobre a traseira do Corinthians. “Não sei o que aconteceu atrás de mim. Apenas senti a batida forte por trás. É frustrante ver acabar tudo logo na primeira volta”, desabafou Pizzonia, que teve o aerofólio, suspensão direita, roda e pneu destruídos.

A categoria do futebol a 300 km/h volta a atuar nos dias 22 e 23 de novembro, em Jerez, na Espanha, quando encerra a temporada inaugural da Superleague Formula. “É uma pista em que já treinei muito de Fórmula 1 e isto me deixa muito confiante para a final do campeonato. Se nada der errado, acredito que dá para terminar bem o ano”, confia Antonio Pizzonia.

Confira o resultado da nona etapa da Superleague Formula, em Vallelunga (Itália):

1) Beijing Gouan (China), 32 voltas em 45min40s448 (média 171,72 km/h);
2) Milan (Itália), a 1s679;
3) Galatasaray (Turquia), a 11s750;
4) Flamengo (Brasil), a 32s589;
5) Glasgow Rangers (Escócia), a 33s205;
6) Corinthians (Brasil), a 34s288;
7) Anderletch (Bélgica), a 35s238;
8) Porto (Portugal), a 35s712;
9) Liverpool (Inglaterra), a 38s594;
10) PSV Eindhoven (Holanda), a 43s216.

O resultado da décima etapa da.Superleague Formula foi:

1) Porto (Portugal), 30 voltas em 46min15s508 (média 158,95 km/h);
2) Roma (Itália), a 1s482;
3) PSV Eindhoven (Holanda), a 4s562;
4) Liverpool (Inglaterra), a 13s321;
5) Beijing Gouan (China), a 14s126;
6) Anderletch (Bélgica), a 25s284;
7) Glasgow Rangers (Escócia), a 30s185;
8) Al Ain (Emirados Árabes Unidos), a 33s830;
9) Olympiacos (Grécia), a 4 voltas;
10) Tottenham Hotspur (Inglaterra), a 4 voltas;
16) Corinthians (Brasil), 30 voltas;
18) Flamengo (Brasil), a 30 voltas.

Assim está a Superleague Formula após dez etapas:

1) Beijing Gouan (China), 353 pontos;
2) PSV Eindhoven (Holanda), 294;
3) Liverpool (Inglaterra), 291;
4) Milan (Itália), 267;
5) Anderletch (Bélgica), 244;
6) Roma (Itália), 243;
7) Galatasaray (Turquia), 236;
8) Porto (Portugal), 218;
9) Sevilha (Espanha), 217;
10) Tottenham Hotspur (Inglaterra), 207;
11) Corinthians (Brasil), 205;
12) Al Ain (Emirados Árabes Unidos), 200;
13) Glasgow Rangers (Escócia), 190;
14) Basel (Suíça), 183;
15) Flamengo (Brasil), 171;
16) Borussia Dortmund (Alemanha), 158;
17) Olympiacos (Grécia), 142;
18) Atlético de Madrid, 120.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
Visite www.superleagueformula.com
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados