Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias

Evitando os DEPS para não forfetar
Domingo, 21 de Junho de 2009
 
O mundo dos rallies possui uma linguagem própria, criada ao longo de décadas para facilitar a comunicação em um esporte extremamente especializado. Quando a 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões der a largada, na próxima quarta-feira (24), os "coelhos” Ricardo Mello e Nino Bernucci já estarão a centenas de quilômetros de distância, percorrendo o trajeto a ser trilhado pelos cerca de 130 veículos inscritos. Mello (44 anos) e Bernucci (46) são responsáveis pela última checagem do roteiro de 5.036 quilômetros determinado pela equipe que estabelece quais serão os (sempre tortuosos) caminhos desta já tradicional corrida – um trabalho chamado de "levantamento”.

"Nossa missão é detectar modificações recentes no trajeto, já que o Sertões percorre estradas comuns e campos abertos”, explica Ricardo Mello que, na "vida civil”, é representante comercial. "Pode ter caído uma ponte, alguém pode ter levantado uma cerca ou as chuvas podem causar uma grande erosão”. Tudo isso representa curecas (perigo) para carros, caminhões e motos trafegando em altíssima velocidade. "Nós avisamos a organização com bastante antecedência, para que ela possa decidir como evitar situações críticas”, completa Nico Bernucci, que é promotor de eventos no segmento de esportes a motor.

"Coelho” é um termo retirado das corridas de cães, nas quais um mecanismo faz um boneco com a aparência de um coelho dispare na frente para que seja perseguido pelos competidores de quatro patas. Esta é apenas um dos vários termos criados para facilitar a comunicação no mundo dos rallies, um esporte extremamente especializado e técnico. A terminologia coleciona ainda outras analogias, como "costela” e "facão”. Há também vocábulos cuja origem se perdeu no tempo, como "cureca”. Outras terminologias derivam das abreviações encontradas nos livros de bordo (com indicações que ajudam os navegadores a indicar o caminho e a prevenir os pilotos de perigos, ou curecas, à frente). É o caso de DEPS, que você viu no título desta matéria, vocábulo que corresponde a uma "depressão de poças secas” (formadas pela água das chuvas que secou e modificou o formato do piso). Veja abaixo alguns termos do jargão cotidiano e do livro de bordo que são utilizados no mundo dos rallies:

Palavras de uso corriqueiro:

• Coelho – designa o membro da equipe que sai com três dias de antecedência (no Sertões) para checar possíveis imprevistos e mudanças no roteiro, como uma ponte caída, uma nova cerca ou buraco de grandes dimensões
• Concentração – Local nas cidades onde o rally "estaciona”, depois da especial daquele dia
• Costela – pequenas irregularidades no piso ou mini lombadas que, quando o carro passa em alta velocidade, dão a sensação de se estar trafegando por "costelas” gigantes
• Cureca – É a palavra para perigo. Possui graduação, indicada nos livros de bordo, que vai de 1 a 3 curecas. Antes, a graduação era indicada por caveiras (de 1 a 3), mas atualmente usam-se pontos de exclamação
• Deslocamento – trechos do rally entre uma especial e outra
• DEPS – Indica "depressão de poças secas”, resultado da ação da água da chuva em piso de terra que, quando seca, deixa deformidades no piso
• Especial – Trecho de alta velocidade, cronometrado, ou partes do roteiro onde a corrida é realmente disputada
• E3 – Simbologia usada internacionalmente nos rallies para indicar estreitamento de pista
• Forfetar – Após o prazo máximo de chegada para dado veículo em determinado dia, há um período no qual o competidor deve entregar seu cartão de controle de horário. Universalmente, este prazo é de 30 minutos. Se perder o prazo, o veículo "forfetou”, ou seja, será penalizado com a perda do resultado conquistado naquele dia e cairá muitas colocações
• Levantamento – Determinação do roteiro do rally, realizado ao longo de meses de trabalho por uma equipe especializada da organização
• Lombas – Lombadas grandes que podem causar saltos violentos e quebra de elementos da suspensão
• Quebradeira – Trecho formado por piso com muitas pedras e buracos, geralmente em descida
• Piçarra – tipo de solo formado pela mistura de fragmentos de rocha, areia e outros, mas que conserva, ainda vestígios da textura original da rocha. Também chamado de tapururuca
• Prime – Disputa tipo ponto a ponto (sem formação de circuito) em alta velocidade. Muitas vezes é apenas uma exibição promocional
• Sentinel – Sistema que sinaliza eletronicamente ao carro da frente que há um bólido mais rápido solicitando ultrapassagem. O dispositivo aciona uma luz no painel e um alarme sonoro. É usado geralmente em trechos poeirentos e de pouca visibilidade
• Spy – Equipamento que indica infrações, como excesso de velocidade em zonas de radar. Fornece dados sobre o percurso e indicações do comportamento do veículo naquele dia
• Super prime – Disputa em alta velocidade em circuito fechado (tipo um autódromo de terra), no qual os obstáculos são produzidos artificialmente (por trator, como morretes, depressões, curvas de raios variados)
• Zona de radar – Área de velocidade controlada através do Spy, geralmente em vilarejos e trechos perigosos
• Way point – coordenada geográfica para utilização no GPS. Indica pontos da rota a ser empregada pelo competidor
• Facão – Sulcos no solo formados pela passagem de diversos veículos, que acabam influenciando o rendimento dos competidores que vierem depois naquele trecho. São chamados facões tanto os sulcos quando a porção de terra, saliente, que se acumula entre eles


Termos utilizados no livro de bordo:

! - Cureca (perigo)
!! – Dupla cureca
!!! – Tripla cureca (risco elevado, baixar a velocidade ao mínimo)
D – Indica trecho de deslocamento, ou trechos do rally entre uma especial e outra
DEPS – Depressões na estrada de poça seca
EROS – Erosão na estrada
FZR – Fim de zona de radar
ITE – Início do trecho especial (cronometrado)
IZR – Início de zona de radar (velocidade controlada)
LAPE – Laje de pedra (piso de pedra onde o veículo irá trafegar)
LBD – Lombada dupla
MB – Mata burro
MBVCL – Mata burro com vão central longitudinal
PTVCL – Ponte de toras com vão central longitudinal
R-30 – Radar 30 km/h
V – Vila


Confira também:
Corrida encerra com grande festa nas dunas de Natal
Virada marca terceiro título de Edu Piano e equipe
Zé Hélio é novo recordista de vitórias
Piano/Mendes/Fonseca faturam o 3º título do Rally dos Sertões nos Caminhões
Sertões: Denísio do Nascimento vence última etapa e leva o vice
Carlos Sainz reassume a liderança
Duplas cearenses passam pela penúltima etapa do Rally dos Sertões
Sertões: Salvini Racing já está no pódio da categoria T4.2
Sertões 2009: Pichini/Roldan é 12ª colocada na Protótipo
Facco/Deusdará partem para a final como líderes absolutos na SPD
Sertões: Mais um dia de ‘vitória’ para a Codipar Racing
Rondônia Racing ganha três posições na classificação geral do Sertões
Reijers Rally Team está reta final em busca do pódio do Rally dos Sertões
Vitória de Piano/Mendes/Fonseca na penúltima etapa do Rally dos Sertões
Sertões: Disputa nos caminhões promete muita adrenalina na última etapa
Segundo do dia, Zé Hélio fica ainda mais perto do título
Sertões: Denísio do Nascimento a uma etapa do título
Sertões: Varela e Macedo vencem pela 5ª vez na Super Production
Sertões: Salvini Racing há dois passos do "tri" na categoria T4.2
Depois do título no Sertões, Microcity de Rally conquista mais uma vitória
Sertões: Cleber/Rebouças sobe para 4º na Super Production
Sertões 2009: Pichini/Roldan ocupa a 10ª posição na categoria Protótipo
Líderes na Super Production Facco/Deusdará chegam em 2º na categoria
Sertões 2009: Rondônia Racing forfetou pela terceira vez
Sertões: Reijers Rally Team defende posição em fase decisiva da competição
Sertões: Líderes separados por apenas 3s9
Sertões: Na reta final, Autoliner assume liderança nos caminhões
2009: Bibas/Cavassin conclui etapa 8 em 2º na Protótipo
Sertões: Codipar Racing chega à fase final da 17ª edição
Zé Hélio perto do pentacampeonato
Deni do Nascimento se prepara para etapas finais do Rally dos Sertões
Sertões: Carro pega fogo, e Helena e Joseane deixam competição
Sertões: Vitória de Facco/Deusdará na Super Production
Sertões: Salvini Racing supera todos os concorrentes e vence a 7ª etapa
Sertões 2009: Rondônia Racing chega a Petrolina entre os 10 melhores do dia
Carlo Collet vence outra e diminui vantagem do líder nos quadriciclos
Sertões: Casal Codipar conclui sétima etapa com êxito
Nasser Al-Attiyah retoma a liderança
Deni do Nascimento é destaque no Rally dos Sertões
Rally dos Sertões: Evolution Racing Team segue para a etapa Maratona
Dupla da Bahia faz prova de recuperação no Rally dos Sertões
Líderes na Super Production, Facco/Deusdará estão em 7º na geral
Sertões 2009:Rondônia Racing volta a andar entre os 20 primeiros colocados
Especial e Super Prime marcam quinto dia para motos e quadris
Para manter-se entre as melhores equipes, Reijers Rally muda estratégia
Rally dos Sertões: Deni do Nascimento mantém segunda posição
Sertões 2009: Duplas da X Rally Team abandonam 17ª. edição
Nasser Al-Attiyah abre vantagem nos carros
ProMacchina Rally tem dia difícil, mas segue na briga pela vitória
Codipar Racing supera mais uma etapa no Rally dos Sertões 2009
Al-Attiya e Edu Piano chegam como líderes a Palmas (TO)
Motos e quadriciclos mantêm líderes
Equipe Microcity de Rally é campeã do Rally dos Sertões
GP Corse finaliza em quarto no Sertões Experience
Sertões: Duplas cearenses largaram neste sábado rumo a Palmas
Sertões: Acúmulo de problemas faz Chevrolet Autus abandonar
Rally dos Sertões chega à Bahia e entra em sua segunda metade
Dupla de Maringá termina o Sertões Experience como a segunda melhor
Competidores de MG finalizam Experience após liderarem 2/3 das etapas
Zé Hélio e Cristiano Souza seguem na frente
Intensa disputa pela primeira posição até Minaçu (GO)
Sertões: Facco/Deusdará assumem a liderança na Super Production
Sertões 2009: Promacchina mantém a liderança na Protótipo
Piano/Mendes/Fonseca vencem o terceiro dia seguido no Rally dos Sertões
Sertões: Neves/ Cavassin faz espetacular prova de recuperação
Sertões: Equipe Autoliner chega a Minaçu (GO)
Sertões: Com Troller acertado, Codipar Racing conclui mais uma especial
Sálvio Costa Júnior é campeão do Sertões Experience
Sertões 2009: Duplas da X Rally Team terminam com boa colocação 3ª etapa
GPCorse mantém 2ª posição e segue para o final do Sertões Experience
Mineiros sofrem acidente, mas continuam na liderança nos Sertões
Facco e Deusdará garantem o 2º lugar na SPD no Rally dos Sertões
Ana e Regis melhoram posição no segundo dia do Rally dos Sertões
Reijers Rally Team mantém-se entre as dez melhores equipes do rally
Sertões: Mais uma etapa cumprida pela Equipe Autoliner
Sertões 2009: ProMacchina Rally assumi a liderança da categoria Protótipos
Sertões: Novo problema hoje para Willem e Doris na segunda etapa
Sertões: Nas motos, Deni do Nascimento é o segundo mais rápido do dia
Duplas cearenses completam a etapa 1 do Rally dos Sertões
Evento leva tecnologia a cenário histórico reconhecido pela UNESCO
Carros e caminhões sofrem na segunda especial do Sertões
Dia difícil para motos e quadriciclos no Sertões
Festival de quebras na segunda etapa do Rally dos Sertões
Microcity de Rally vence etapa do Rally dos Sertões
Dupla de MG vence primeira etapa do Rally dos Sertões
Competidores de Maringá completam primeiro dia do Rally dos Sertões
Helena Deyama e Joseane Koerich aprovam novo carro
Após estreia difícil, Carqueijo e Roberlena e esperam embalar no Sertões
Dupla da Bahia termina primeiro dia do Rally dos Sertões em décimo
Piano/Mendes/Fonseca vencem a primeira etapa do Rally dos Sertões
Situações opostas para os irmãos Baumgart da X Rally Team na primeira etapa
Sertões: Salvini Racing termina etapa em 2º lugar na categoria T4.2
Sertões: ProMacchina Rally acelera forte e mantém estratégia no 1º dia
Sertões: Arame tira Codipar Racing da primeira etapa
Filho de pentacampeão, Rodrigo Varela estréia no Rally dos Sertões
Sertões: Reijers Rally Team está no grupo de elite do rally
Equipe Leão Racing a caminho de Serra Verde
Equipe Volkswagen domina primeira etapa
Sertões: Reijers Rally Team está no grupo de elite do rally
GPCorse larga para o etapa 1 do Sertões Experience
Sertões: Equipe Autoliner faz o melhor tempo entre os caminhões
Números de uma equipe de ponta
Sertões: Salvini Racing vence super prime na categoria T4.2
Azevedo surpreende favoritos e domina super prime
O incrível currículo de Nasser Al-Attiyah
Super prime dá início às atividades do Rally dos Sertões
Confira os horários de largada das 10 etapas
Idéia Fixa completa sete anos no Sertões
Sertões 2009 terá 25 títulos em jogo
Mais duas mulheres abrilhantam o Rally Internacional dos Sertões
Veículos passam por verificação neste domingo
Equipe ecológica recolhe objetos curiosos
O especial sobre a corrida
Rodolpho Siqueira

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados